Novidades‘Gatos’ de luz em áreas nobres do Rio possuem controle remoto e sensor anti-fiscalização, diz Light

22 de abril de 2024by energisolare
https://www.energisolare.com.br/wp-content/uploads/2024/04/gato-de-luz2.png

Dados da concessionária registram um aumento de fraudes de energia na Barra da Tijuca e na Zona Sul carioca.

Se engana quem acha que as ligações clandestinas de luz, o popular “gato”, são feitas apenas nas favelas e em áreas menos assistidas do Rio. A prática ilegal também é realziada em regiões nobres da cidade, onde os recursos são muito mais sofisticados para burlar a fiscalização.

Enquanto o “gato” em locais mais pobres são feitos apenas com a ligação direta do poste para casa da pessoa, ou de estabelecimentos comerciais, as unidades fabris ou residências em “bairros de bacana” já contam com aparelhos mais sofisticados para roubar energia elétrica sem que o fraudador seja identificado.

Segundo informou Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, o aparato dos ricos possui controles remotos e sensores que detectam a presença humana e desabilitam as irregularidades quando a fiscalização chega.

Light utiliza softwares de IA que monitoram o comportamento do consumo dos clientes para a indicação de possíveis alvos para inspeção. Somente nos primeiros quatro meses de 2024, a Light registrou um aumento de 40% de fraudes de energia na Barra da Tijuca e na Zona Sul carioca.

Fale Conosco(21) 97218-0744

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda á Sexta: 8:00Hrs às 18:00Hrs
LOCALIZAÇÃO:
R. do Russel, 804 – 4º andar – Glória
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.210-010
E-MAIL:
contato@energisolare.com.br

© 2022 Energi Solare do Brasil | by GPS Digital