NovidadesEnergia solar pode zerar sua conta de luz? Tire dúvidas sobre os painéis…

3 de março de 2024by energisolare
https://www.energisolare.com.br/wp-content/uploads/2024/03/da-para-usarr-so-energia-solar.png
Considerada uma tecnologia “limpa”, a geração de energia elétrica por meio de painéis solares é frequentemente tida como uma alternativa para diminuir impactos ao ambiente oriundos de métodos tradicionais de produção de energia, como usinas termelétricas e até hidrelétricas. Mas você já parou para imaginar como é possível transformar luz em corrente elétrica?

Rodrigo Lara Colaboração para Tilt*
29/02/2024

Link para matéria clique aqui

A parte mais interessante da tecnologia é que ela permite não apenas a geração de energia elétrica em alta escala — como nas chamadas fazendas de energia solar —, mas também diretamente nas residências com a instalação de painéis solares no telhado. Neste caso, tratam-se de placas compostas de várias células fotovoltaicas.

Essas células podem ser feitas de vários tipos de materiais, sendo os mais comuns Arseneto de Gálio (GaAs), Silício Policristalino e Silício Monocristalino. Além disso, há os chamados filmes finos, que podem ser feitos de silício amorfo hidrogenado (a-Si:H), o disseleneto de cobre e índio (CIS) e o telureto de cádmio (CdTe).

A parte mais interessante da tecnologia é que ela permite não apenas a geração de energia elétrica em alta escala — como nas chamadas fazendas de energia solar —, mas também diretamente nas residências com a instalação de painéis solares no telhado. Neste caso, tratam-se de placas compostas de várias células fotovoltaicas.

É possível alimentar uma casa apenas com energia solar?
Depende: uma placa solar de 99,2 cm x 196 cm tem uma produção média mensal de energia de 41,25 kWh/mês. A estimativa de consumo de uma residência é de 300 kWh/mês, portanto seria necessário instalar diversas placas dessas.

Há, contudo, um porém.

Painéis solares geram energia à noite?
Não, não geram. Da mesma forma que a capacidade de produzir eletricidade desses artefatos cai consideravelmente em dias nublados e chuvosos. Além disso, a posição e inclinação dessas placas influenciam na sua eficiência.

A única forma de ter uma residência que fosse alimentada 100% do tempo por energia solar seria ter um sistema que contasse com uma bateria para armazenamento de energia. O custo para a uma instalação do tipo, no entanto, é alto e, geralmente, não compensa.

Eu posso zerar a conta de luz?
Além da responsabilidade ambiental, um dos grandes atrativos da instalação de um sistema de energia solar em casa seria diminuir a conta de luz. Não é possível, porém, zerá-la, uma vez que há uma taxa mínima cobrada pelas distribuidoras. Ela só não seria cobrada se a sua casa não estivesse ligada à rede elétrica.

Ainda assim, caso se produza energia em excesso, os usuários ficam com um crédito junto à distribuidora, que tem 60 meses de validade. Esse crédito é usado sempre que o usuário consome mais energia do que gera e pode ser aferido pelo medidor de energia bidirecional.

Os painéis solares aguentam a chuva?
Sim, inclusive chuvas de granizo. Painéis solares de boa qualidade contam com uma camada de vidro temperado em sua superfície, justamente para oferecer resistência a fenômenos do tipo.

A durabilidade desses painéis também é alta, em torno de 25 anos, bastando que tenha sua superfície limpa a cada seis meses ou um ano. Outros componentes, como o inversor, demandam manutenção a cada cinco ou dez anos.

Fonte: Michele Rodrigues, professora do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI

Fonte:  Uol / tilt

Fale Conosco(21) 97218-0744

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda á Sexta: 8:00Hrs às 18:00Hrs
LOCALIZAÇÃO:
R. do Russel, 804 – 4º andar – Glória
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.210-010
E-MAIL:
contato@energisolare.com.br

© 2022 Energi Solare do Brasil | by GPS Digital