Novidades‘Gato de luz’: Light diz que um terço dos clientes furta energia no RJ

3 de março de 2024by energisolare
https://www.energisolare.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Gato-de-luz-1.png
A prática é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, mas ainda é muito comum, até mesmo em estabelecimentos grandes. Na última semana, a concessionária identificou ‘gatos’ no consumo de um salão de beleza, um restaurante, um bar e uma residência localizados no Parque da Cidade, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Por Thaís Espírito Santo, g1 Rio
27/02/2024

Link para matéria clique aqui

Para cada 10 pessoas que pagam normalmente contas de energia no Rio de Janeiro, outras 6 fazem “gatos” de luz e furtam energia da concessionária Light, o que equivale a 37,5% dos endereços, ou mais de 1/3. O balanço feito para o g1 mostra que o Complexo do Alemão e a comunidade da Rocinha têm os maiores índices da prática delituosa.

Furtar energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, mas continua sendo uma prática comum no estado do Rio.

Na última semana, a concessionária identificou “gatos” no consumo de um salão de beleza, um restaurante, um bar e uma residência localizados no Parque da Cidade, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Na ocasião, quatro pessoas foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimentos. Pelas contas da Light, juntos, eles deixavam de pagar cerca de R$ 2,5 mil por mês.

Já em Queimados, na Baixada Fluminense, duas pessoas foram levadas para a 55ª Delegacia de Polícia por causa de gatos em um restaurante e em um depósito de mercado. A fraude ocorria há um ano e foi confirmada por peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli.

Ranking de locais com maior índice de furto de energia no RJ — Foto: Reprodução

“As ligações clandestinas são contra a lei e perigosas, pois podem ocasionar acidentes e incêndios. Além disso, este tipo de crime causa interrupções no fornecimento de energia, devido à sobrecarga na rede elétrica”, destaca a concessionária.

A prática pode sobrecarregar os transformadores de energia. Veja o ranking de maiores índices de furto de energia na capital fluminense:

  1. Complexo do Alemão (86%)
  2. Rocinha (84%)
  3. Vila Kennedy (82%)
  4. Cesarão/Três Pontes (82%)
  5. Cidade de Deus (61%)

Além das comunidades, a Zona Norte e municípios da Baixada Fluminense são as regiões com maior índice de furto de energia.

Fonte:  G1

Fale Conosco(21) 97218-0744

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda á Sexta: 8:00Hrs às 18:00Hrs
LOCALIZAÇÃO:
R. do Russel, 804 – 4º andar – Glória
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.210-010
E-MAIL:
contato@energisolare.com.br

© 2022 Energi Solare do Brasil | by GPS Digital